Etapas da Respiração Celular
Não existe individuo nesse planeta que não precise adquirir energia, para manter sua célula e seu metabolismo vivo. E da onde vem a fonte de energia para a vida? A resposta é simples, do alimento.
Moléculas orgânicas são a fonte primária da energia para a vida, especialmente os carboidratos. E existem dois processos básicos e que quase todos os seres vivos são capazes de fazer para gerar essa tal energia. A maioria recorre a um processo complexo de degradação das moléculas de açúcar, que nada mais é que a respiração celular.
A respiração é um fenômeno de fundamental importância para o trabalho celular e, portanto, para manutenção de vida num organismo. A fotossíntese depende da presença de luz solar para que possa ocorrer. Já a respiração celular, inclusive nas plantas, é processada tanto no claro como no escuro, ocorre em todos os momentos da vida de organismo e é realizada por todas as células vivas que o constituem. Se o mecanismo respiratório for paralisado num indivíduo, suas células deixam de dispor de energia necessária para o desempenho de suas funções vitais; inicia-se, então, um processo de desorganização da matéria viva, o que acarreta a morte do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário