quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Glicólise

           A glicólise é uma sequencia de dez reações químicas catalisadas  por enzimas livres no citosol. Nela uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de acido pirúvico com saldo liquido de duas moléculas de ATP. O processo tem inicio com a ativação da molécula de glicose.
    O consumo inicial de dois ATP é um investimento energético que será recuperado durante a própria glicólise, pois a quebra da glicose em dois ácidos pirúvicos é suficiente para produzir quatro moléculas de ATP. O saldo energético líquido da glicose é de dois ATP por molécula de glicose.
   Além das moléculas de ácido Pirúvico, a glicólise libera quatro elétrons com alto nível de energia e quatro íons H+. Dois desses íons permanecem livres no citosol, enquanto os outros dois e os quatro elétrons energizados são capturados  por duas moléculas  da substancia NAD. 
    Moléculas dessa substancia na forma oxidada passam para o estado reduzido ao capturarem elétrons e íons H+.
   O NAD+ desempenha papel central  no metabolismo energético das células ; ele captura elétrons de alta energia provenientes da degradação de moléculas orgânicas e fornece-os aos sistemas da síntese de ATP.
   A glicólise é uma etapa anaeróbia  do processo de degradação da glicose, pois não necessita de gás oxigênio para ocorrer. Na falta desse gás, as moléculas de ácido pirúvico são transformadas em ácido láctico ou em etanol, dependendo do organismo. Esse processo e chamado de fermentação.



  • Esquema das etapas da glicólise:



Nenhum comentário:

Postar um comentário